16 de junho de 2024
Escute este Post
EscritosPapo de Bar

Uma Ode ao PES

Meu grande amigo, já estamos nessa jornada faz tempo. Te conheci na época que você era chamado de International Super Star Soccer. Você foi um dos grandes responsáveis pela minha paixão pelo esporte bretão ser tão grande nos dias de hoje. Foi através de você que conheci os grandes nomes do futebol. Shevchenko, Hakan Sukur, Davids, Kleivert e muitos, muitos outros.

Por motivos que para mim pouco importam, você foi mudando de nome e alcunha com o passar do tempo. Na época do saudoso PlayStation 1 você era conhecido por Winning Eleven. Lembro até hoje que após a final da Copa do Mundo de 2002 quando o Ronaldo Fenômeno destruiu o jogo com a ajuda de Rivaldo, minha primeira ação foi correr para o quarto, ligar a minha TV de tubo de 20 polegadas, acionar o power do meu console e passar o resto da tarde jogando igual um desesperado. Que época meu amigo!

Mas depois disso, nos separamos por uns anos. Eu não tinha dinheiro para comprar um PlayStation 2, console que dominou os anos 2000. E isso durou até meados de 2006 ou 2007, meu irmão juntou uma grana e finalmente comprou o console, e pude passar horas e masi horas na Master League. Tudo estava novo! O gráfico parecia real (até parece), era só diversão.

Entramos na década atual. E mais uma vez você mudou de nome, deixou o Winning Eleven para trás e virou Pro Evolution Soccer, ou como eu carinhosamente te chamo, PES. Nessa época era mais fácil comprar consoles, já tinha em casa o PlayStation 3, e com ele o PES 2012. Joguei tanto, seja a Master League como os modos onlines, cheguei inclusive a figurar entre os 100 melhores jogadores do mundo. Foi uma época maravilhosa.

Enquanto isso, seu adversário crescia e crescia. Algumas pessoas migraram para o outro game, e, mais uma vez, mudou a geração dos consoles. Em 2014 eu não consegui te acompanhar, você havia mudado demais. Estava diferente. No ano seguinte você voltou um pouco a ser o que era antes, e vem voltando a antiga forma desde então.

Semana que vem, uma nova versão chegará ao mercado. Tive o prazer de jogar a sua demo e me diverti demais. Quero muito saber as novidades que você nos mostrará esse ano e me deliciar por muitas e muitas horas ao seu lado.

Pro Evolution Soccer, PES, eu te amo. Você estará para sempre na minha história. Sinceramente não sei o que vai acontecer no futuro, mas faço questão de que um dia os meus filhos te joguem. Nos vemos na semana que vem.

Um forte abraço

Adquira já

        

 

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Ailton Bueno

Um treinador de Pokémon aposentado que abandonou a carreira para escrever sobre joguinhos. Nos tempos livres, eu me enveredo pelos mais longos JRPGs que encontro e perco várias horas treinando explorando os mundos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.