Para aqueles que não sabem, os mods são geralmente mapas, itens, skins e outros recursos criados no site que podem ser usados ​​para “modificar” um jogo existente, principalmente no Windows PC.

No momento em que escrevo, os desenvolvedores precisam configurar seus próprios sistemas e serviços para trazer mods para o Xbox One. Halo 5 Forge, Fallout 4 e Skyrim Special Edition são alguns jogos proeminentes que possuem seus próprios sistemas de modding, construídos pelos seus respectivos estúdios. Desenvolvedores, é claro, continuarão podendo fazer isso se assim escolherem, mas a Microsoft está montando um sistema que não apenas forneceria grande parte da infraestrutura necessária para configurar esses recursos, mas também mods de superfície diretamente em uma nova seção na Xbox Store, semelhante ao Steam Workshop , para torná-los mais fáceis de descobrir.

 

Suporte de Nível de Serviço para UGC

  • APIs e serviços para suporte a Mod/UGC
  • Flexibilidade de definir o que “modificável” em seu jogo
  • Flexibilidade de definir como o conteúdo entra em seu jogo
  • Via Serviço – sem requisitos de embalagem
    • Aplicação de verificações de validação antes da disponibilidade
  • Suporte de catálogo do em conjunto ao serviço
    • Consultas diretas
    • Consultas e canais curados
  • Metadata como parte de serviço – compartilhando, promovendo, avaliando, etc

 

Esperado para chegar “no final deste inverno”, de acordo com a apresentação, a nova plataforma Xbox Community Content é uma nova infraestrutura criada para desenvolvedores para ajudar a suportar conteúdo gerado pelo usuário (UGC), ou mods, dentro de seus jogos. A Microsoft observou o Programa de Parceiros do Minecraft e o mercado comunitário como um exemplo de como os mods melhoraram o jogo.

Se esses planos forem adiante, os desenvolvedores poderão definir o que constituem os mods em seus jogos, bem como decidir a monetização (ou a falta dela). Um desenvolvedor pode decidir permitir apenas skins ou atualizações de textura, mas também pode incluir recursos de modificação do jogo, como armas, mapas ou até mesmo missões completas ou campanhas.

 Abordagem de Vários Recursos

  • Fornece armazenamento em nível de serviço para conteúdo
    • Upload, bem como suporte para download
  • Catalogo de suporte integrado
    • Pesquise, navegue e descubra conteúdo
  • Conteúdo adicional de moderação
    • Resposta rápida, bem como gerenciamento do ciclo de vida
  • Integração social
    • Compartilhando mods com amigos e seguidores
    • Notificações em atualizações ou novo conteúdo em feeds de atividade

Haverá um espaço reservado nos consoles do Xbox para jogos que utilizem o Xbox Community Content, para fazer o download de mods. Os desenvolvedores também poderão atribuir metadados a mods para ajudar na descoberta via Microsoft Store, Xbox Clubs e feeds sociais.

Esses documentos são do início do ano e observam que uma versão beta do desenvolvedor para os recursos estaria atingindo os kits de desenvolvimento do Xbox em março, com bibliotecas mod aprovadas que serão lançadas no final deste verão. Futuras iterações do serviço para além deste verão incluem a integração total da shell Xbox, apresentando mods diretamente na página da loja de jogos, recomendações, suporte ao comércio para criadores mod, avaliações e mod reviews, e integração de website para visualização de mods em um navegador.

Apoiando uma Comunidade Modding

  • Apoio em Jogo
  • Ferramental
  • Infraestrutura
  • Comunidade
  • Comércio

Caberá aos desenvolvedores decidir como aproveitar esses serviços, incluindo itens como moderação de conteúdo e se eles permitirão ou não mods pagos. A Microsoft também está colocando forte ênfase nos criadores de mod com esta plataforma, dando-lhes ferramentas para promover seus mods através dos recursos sociais do Xbox Live, com acesso a telemetria sobre quão bem seus mods estão sendo recebidos e usados.

Com Sorte, Ouviremos Mais em Breve

A plataforma Xbox Community Content parece um passo incrível para todos os envolvidos. Os jogos com suporte a mod tendem a desfrutar de períodos de vida mais longos, e alguns dos melhores construtores de mods lá fora encontraram trabalho remunerado dentro da indústria nas costas de suas incríveis criações.

Como sempre, os planos podem (e geralmente fazem) mudar, então aguente firme para um anúncio oficial. Mas considerando quanto trabalho já foi feito para configurar esses recursos, bem como as contratações de trabalho na Microsoft , eu diria que devemos ouvir mais sobre essa nova plataforma de modificação mais cedo ou mais tarde.