Phil Spencer responde crítica de Tim Sweeney
Ontem publicamos aqui no blog “Nós Nerds”, uma parte do artigo escrito por Tim Sweeney, no qual “acusa” e critica a Microsoft por tentar monopolizar o desenvolvimento de games para PC, além de alertar a indústria para ficar atenta e impedir a evolução do chamado “sistema fechado” para games envolvendo o Windows 10. Não leu? Confira no post “Microsoft irá monopolizar os games para PC?“.
A Microsoft, através do chefe da divisão Xbox, rebateu a crítica do senhor Sweeney e afirmou que a Universal Windows Platform (UWP) será um ecossistema completamente aberto.
Para compreender melhor, Sweeney criticou a Microsoft por procurar reforçar o seu controle sobre os programadores e editoras de games através da UWP, que considera ser um ecossistema fechado que irá tirar os direitos e regalias dos desenvolvedores e até mesmo dos consumidores.
Em resposta rápida, Phil Spencer, responsável máximo pela divisão Xbox, diz que não é verdade e relembrou que é amigo de Sweeney e compreende que esteja a defender aquilo em que acredita, mas insiste que a UWP será um ecossistema totalmente aberto:
“O Windows sempre foi um ecossistema aberto que abraça as contribuições das parceiras tanto de software quanto de hardware e irá continuar a ser sempre assim.”
No final de Março, a Microsoft irá apresentar oficialmente esta nova iniciativa, mas mesmo assim, Spencer reafirma que é um “ecossistema completamente aberto, disponível a qualquer programador, capaz de ser suportado por qualquer loja e por um vasto leque de ferramentas.”
Não podemos afirmar com precisão quem está certo, mas lógico que a Microsoft não iria prejudicar a popularidade de seu mais novo sistema operacional restringindo o ecossistema UWP aos desenvolvedores de hardwares, programas, aplicativos e até mesmo de games.
As mudanças envolvem a evolução e unificação do novo sistema operacional em vários dispositivos, como os tradicionais PC’s de mesa, notebooks, tablets, smartphones e o próprio Xbox One. O ecossistema UWP trará a médio e longo prazo uma enorme quantidade de novos programas, aplicativos e games que serão unificados em diversos dispositivos com o sistema operacional Windows 10. O número de desenvolvedores irá aumentar significativamente e, portanto, a empresa irá aumentar seu lucro no mercado.
Com esta nova política, visão e unificação do sistema Windows, o que a Microsoft ganharia “fechando” sua plataforma de desenvolvimento com os produtores e desenvolvedores? Vamos refletir!
E você leitor, qual seu comentário a respeito?
Escreva abaixo seu comentário, assine o blog e compartilhe com seus amigos!
Eles podiam criar mais estúdios . Boas equipas para desenvolver grandes jogos exclusivos . Para sistemas operacional com Windows 10. Mas que se preocupa sem mais com a XboxOne. Aproveitar o sei poder.
Fale João, acredito que a MS, esteja se preparando para vários anos de trabalho, buscando inovações e crescimento nos mercados de hardware (micros/tablets/telemóveis/consoles) e software (Win10/Live/Win Mobile). Estamos preparando um vídeo com um papo falando de quase tudo isso, em breve estará no ar.
Acredito que a Microsoft não esteja interessada em “fechar” ou “amarrar” seu sistema apenas em algumas possibilidades ou em certos projetos, quanto mais gente trabalhando e desenvolvendo aplicativos, jogos, recursos para o sistema Windows, mais a empresa ganha com isso. Fechar as portas, acredito eu que seria como dar um tiro no próprio pé.