12 de setembro de 2024
Escute este Post
Notícias

Phil Spencer responde crítica de Tim Sweeney

Ontem publicamos aqui no blog “Nós Nerds”, uma parte do artigo escrito por Tim Sweeney, no qual “acusa” e critica a Microsoft por tentar monopolizar o desenvolvimento de games para PC, além de alertar a indústria para ficar atenta e impedir a evolução do chamado “sistema fechado” para games envolvendo o Windows 10. Não leu? Confira no postMicrosoft irá monopolizar os games para PC?“.

A Microsoft, através do chefe da divisão Xbox, rebateu a crítica do senhor Sweeney e afirmou que a Universal Windows Platform (UWP) será um ecossistema completamente aberto.

Para compreender melhor, Sweeney criticou a Microsoft por procurar reforçar o seu controle sobre os programadores e editoras de games através da UWP, que considera ser um ecossistema fechado que irá tirar os direitos e regalias dos desenvolvedores e até mesmo dos consumidores.

Em resposta rápida, Phil Spencer, responsável máximo pela divisão Xbox, diz que não é verdade e relembrou que é amigo de Sweeney e compreende que esteja a defender aquilo em que acredita, mas insiste que a UWP será um ecossistema totalmente aberto:

“O Windows sempre foi um ecossistema aberto que abraça as contribuições das parceiras tanto de software quanto de hardware e irá continuar a ser sempre assim.”

No final de Março, a Microsoft irá apresentar oficialmente esta nova iniciativa, mas mesmo assim, Spencer reafirma que é um “ecossistema completamente aberto, disponível a qualquer programador, capaz de ser suportado por qualquer loja e por um vasto leque de ferramentas.”

Não podemos afirmar com precisão quem está certo, mas lógico que a Microsoft não iria prejudicar a popularidade de seu mais novo sistema operacional restringindo o ecossistema UWP aos desenvolvedores de hardwares, programas, aplicativos e até mesmo de games.

As mudanças envolvem a evolução e unificação do novo sistema operacional em vários dispositivos, como os tradicionais PC’s de mesa, notebooks, tablets, smartphones e o próprio Xbox One. O ecossistema UWP  trará a médio e longo prazo uma enorme quantidade de novos programas, aplicativos e games que serão unificados em diversos dispositivos com o sistema operacional Windows 10. O número de desenvolvedores irá aumentar significativamente e, portanto, a empresa irá aumentar seu lucro no mercado.

Com esta nova política, visão e unificação do sistema Windows, o que a Microsoft ganharia “fechando” sua plataforma de desenvolvimento com os produtores e desenvolvedores? Vamos refletir!

 

E você leitor, qual seu comentário a respeito?

Escreva abaixo seu comentário, assine o blog e compartilhe com seus amigos!

reavargas

Reinaldo Vargas "reavargas" (Twitter: @reinaldovargas e Instagram: reavargas.sp) é Resenhista do Nós Nerds! Professor Universitário e GAMER nas horas vagas. Sempre informado quando os assuntos são educação, ciência, tecnologia e games.

3 comentários sobre “Phil Spencer responde crítica de Tim Sweeney

  • Eles podiam criar mais estúdios . Boas equipas para desenvolver grandes jogos exclusivos . Para sistemas operacional com Windows 10. Mas que se preocupa sem mais com a XboxOne. Aproveitar o sei poder.

    Resposta
    • Fale João, acredito que a MS, esteja se preparando para vários anos de trabalho, buscando inovações e crescimento nos mercados de hardware (micros/tablets/telemóveis/consoles) e software (Win10/Live/Win Mobile). Estamos preparando um vídeo com um papo falando de quase tudo isso, em breve estará no ar.

      Resposta
  • Acredito que a Microsoft não esteja interessada em “fechar” ou “amarrar” seu sistema apenas em algumas possibilidades ou em certos projetos, quanto mais gente trabalhando e desenvolvendo aplicativos, jogos, recursos para o sistema Windows, mais a empresa ganha com isso. Fechar as portas, acredito eu que seria como dar um tiro no próprio pé.

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.